domingo, 26 de julho de 2009

I Campanha Pública

Primeira campanha promovida pelo Tronco Encefálico: 'Meu cu não tem acento, e o seu?'
Até 2012, tanto a norma antiga como a nova norma ortográfica serão aceitas. A partir de 2012 [se o mundo não acabar] será aceita apenas a nova ortografia, palavras como 'chapéu', 'vôo' e 'microrganismos' serão considerados incorretos. Mas, antes de haver uma reforma ortográfica, é preciso fazer a correção ortográfica, para que erros comuns sejam erradicados.
Afinal, quem nunca viu uma pichação no muro ou um riscado na carteira escrito 'cú'? [ou aquele clássico 'cú' disfarçado como desenho de um cachorro]
O que seria do doce de coco se não fosse o acento circunflexo? Uma merda! Levante a mão quem nunca comprou uma água de 'cocô' na praia!
Nunca diga 'Te amo', além de piegas, é errado. Troque por 'Amo-te' que, apesar de continuar piegas, passa a ser correto.
O erro que, particularmente, mais me incomoda é a troca de 'mas' por 'mais' [ou vice versa]. Válido para a linguagem escrita, visto que o erro torna-se imperceptível na linguagem oral. Mas se você não aguenta ler mais nada sobre português, tudo bem, estou parando por aqui, mas peço que não cometa mais trocas desse tipo.

Um comentário: